MACACOS ME MORDAM!
(1 a 3 jogadores)
Esse jogo endoidece qualquer um. Você e seu parceiro controlam um homenzinho que tem que agarrar o maior número de macacos possível. A tecla ACTION fará o seu homenzinho saltar para os galhos mais altos. E quando ele encontra um macaco, aperte novamente a tecla ACTION para agarrar o macaco.
Ele mudará de cor e tentará agarrar você de volta e congelá-lo. Aí você estará fora do jogo. São 5 diferentes variações onde você terá que enfrentar desafios sempre maiores. Cada jogo com macacos mais loucos que do outro.
MACACOS ME MORDAM!
Som:
Gráficos:
Jogabilidade:
Raridade no Brasil:
RABO DE MACACO!
(1 ou 2 jogadores)
- Pressione 0 (zero) no teclado alfanumérico.
- A tela do seue televisor mostrará quatro macacos controlados pela máquina, numa árvore cheia de galhos.
- Dois homens aparecem na parte de baixo à direita e à esquerda da tela. Eles são ativados pelos controles manuais.
- O objetivo do jogo é pegar tantos macacos quantos você possa, com o seu jogador - evitando ser tocado de volta pelos macacos.
- O controle manual esquerdo controla o jogador da esquerda. O controle manual direito controla o jogador da direita.
- Puxe a alvanca para a direita para levar o seu jogador para a direita. Puxe a alavanca para a esquerda para levar o seu jogador para a esquerda.
- Empurre a alavanca para frente e aperte ao mesmo tempo a tecla “ACTION” para fazer o seu jogador pular para os galhos mais altos, onde estão os macacos. Empurre a alavanca para cima em diagonal para que o seu jogador salte na diagonal. Os jogadores somente conseguem saltar um galho por vez. Um jogador pode servir de alavanca para o outro; se um dos jogadores pular sobre os ombros do outro, ele poderá atingir um galho mais alto no seu próximo salto.
- Um jogador pega um macaco quando enconsta nele e pressiona a tecla “ACTION”. O macaco pego pulará longe, na direção em que a alavanca do controle manual estiver direcionada naquele momento. Se você pegar um macaco, mas demorar para apertar a tecla “ACTION”, o macaco escapulirá rapidamente sem que você marque ponto.
- Os jogadores marcam 1 ponto para cada macaco que apanharem. O escore do jogo aparece na parte inferior esquerda da tela. O placar com o recorde batido numa mesma série de jogos aparece logo acima do placar do jogo em andamento. Se ambos os controles manuais estão sendo utilizados, os jogadores estarão jogando como um time e o placar marca a sua pontuação conjunta. Você não está competindo com o outro jogador - vocês dois estão competindo com a máquina.
- Quando um macaco é pego, ele muda de cor e tenta agarrar outro jogador. Se o jogador for agarrado pelo macaco vermelho ele congelará e ficará fora do jogo.
- Quanto maior for o escore, tanto maior o tempo em que os macacos agarrados permanecerão vermelhos e será mais difícil para os jogadores evitar serem agarrados por eles.
- O jogo reiniciará automaticamente quando ambos os jogadores forem agarrados por macacos vermelhos. Os galhos da árvore dos macacos aparecerão de forma completamente diferente ao início de um novo jogo.
- Todo jogo começa automaticamente no primeiro nível de dificuldade. Quando o marcador acusa 10 pontos, a máquina automaticamente muda para um nível de dificuldade mais alto, a fim de proporcionar maior desafio. O terceiro nívele de dificuldade será introduzido quando forem marcados 30 pontos. Os macacos permanecerão vermelhos por mais tempo e será mais difícil evadir-se em cada novo nível de dificuldade.
- Se você desejar no segundo nível de dificuldade antes dos 10 pontos, pressione a tecla + uma vez. Para jogar direto no terceiro nível, pressione a tecla + duas vezes.
REDEMOINHO!
(1 ou 2 jogadores)
- Pressione a tecla RESET no teclado alfanumérico.
- Pressione 0 (zero).
- Pressione R (de Rotação) no teclado alfanumérico.
- Os galhos da árvore dos macacos irão rodar para uma nova posição acima a cada poucos segundos. Isto exigirá uma estratégia de jogo completamente diferente. Você terá que antecipar qual será a nova posição dos galhos da árvore e ajustar seus movimentos e tempo de acordo. Para pegar os macacos as regras são as mesmas de “RABOS DE MACACO”.
- Pressione S (de Suspender) para parar a rotação dos galhos. Você poderá iniciar ou suspender a rotação dos galhos a qualquer momento durante o jogo.
SALTO NO ESCURO!
(1 ou 2 jogadores)
- Pressione RESET no teclado alfanumérico.
- Pressione 0 (zero).
- Pressione I (de Invisível). Os galhos da árvore dos macacos irão desaparecer.
- Você agora está jogando às cegas - mas os macacos não. As regras para pegar os macacos são as mesmas.
- Os galhos das árvores reaparecerão por alguns segundos toda vez que um dos jogadores errar o pulo e cair. Os galhos também reaparecerão se um dos jogadores pular no ombro do outro.
- Pressione V (de Visível) para fazer os galhos da árvore reaparecerem.
XADREZ DO MACACO!
(3 jogadores)
- Pressione a tecla RESET no teclado alfanumérico.
- Pressione 0 (zero).
- Você está agora jogando uma nova forma de xadrez contra um grande mestre - o Grande Macaco em pessoa. Ele tem o dobro de peças que você - mas você tem completo controle do tabuleiro. É o clássico jogo de xadrez às avessas.
- Dois dos jogadores operam os controles manuais. O terceiro trata de superar o Grande Macaco mudando o desenho do tabuleiro de xadrez (representado pelos galhos da árvore) durante todo o transcorrer do jogo, acrescentando ou retirando galhos.
- Para remover galhos verticais:
A. Localize o galho pelas suas coordenadas de número e letra.
B. Pressione o número correspondente no teclado alfanumérico.
C. Depois, pressione a letra correspondente.
D. Pressione a tecla CLEAR no teclado e o galho desaparecerá.
- Para acrescentar um galho vertical:
A. Localize o galho pelas suas coordenadas de número e letra.
B. Pressione o número.
C. Pressione a letra.
D. Pressione a tecla ENTER e o galho aparecerá.
- Para eliminar um galho horizontal:
A. Localize o galho pelas suas coordenadas de letra e número.
B. Pressione a letra.
C. Pressione o número.
D. Pressione a tecla “CLEAR” e o galho desaparecerá.
- Para acrescentar um galho horizontal:
A. Localize o galho pelas suas coordenadas de letra e número.
B. Pressione a letra.
C. Pressione o número.
D. Pressione a tecla “ENTER” e o galho aparecerá.
- Em resumo, pressione a letra primeiro e afetará os galhos horizontais. Pressione o número primeiro e afetará os galhos verticais.
- O jogador que controla o teclado alfanumérico orienta a estratégia a ser empregada para derrotar o Grande Macaco.
Escadas podem ser contruídas para facilitar a subida dos jogadores a qualquer parte da tela. Escadas podem ser retiradas para evitar que os macacos façam uso delas. “Gaiolas” podem ser formadas para temporariamente retardar macacos vermelhos de tocar nos jogadores para congelá-los.
Sugestão: Imagine que as gaiolas têm uma porta. Memorize as coordenadas desta porta. Aí, um dos jogadores pega um macaco e, através da alavanca do controle manual, direciona o macaco para dentro da gaiola. O jogador que está no teclado ja pressionou as teclas das coordenadas da "porta" e está pronto para pressionar ENTER, fechando, assim, a gaiola. O macaco vermelho ficará retido por algum tempo e não conseguirá tocar em nenhum jogador.
- O jogador que controla o teclado alfanumérico pode até mesmo colocar obstáculos no caminho dos macacos vermelhos que estão perseguindo jogadores.
BANANAS!
Somente para profissionais. (3 jogadores)
- Pressione RESET no teclado alfanumérico.
- Pressione 0 (zero).
- Introduza, através do teclado alfanumérico, as intruções para REDEMOINHO, SALTO NO ESCURO e O XADREZ DO MACACO eme diversas combinações. Você estará utilizando todo o seu poder de fogo para confundir os macacos e atingir altas pontuações sob condições as mais exóticas.
- O grau de desafio desta variação vai de uma grande confusão ao completo caos!
RELEMBRANDO OS CÓDIGOS DE ENTRADA NO TECLADO:
REDEMOINHO!
R (Rotação); S (Suspender).
SALTO NO ESCURO!
I (Invisível); V (Visível)
O XADREZ DO MACACO!
LETRA/NÚMERO (Afeta os galhos horizontais);
NÚMERO/LETRA (Afeta os galhos verticais);
ENTER (Acrescenta um galho);
CLEAR (Elimina um galho).